terça-feira, 26 de novembro de 2019

CONSCIÊNCIA NEGRA - 2019


Dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, foi encerrado o Projeto: Africanidades Brasileiras que as professoras Kesia Ramos, Rosalice Rosa e Renalda Pires trabalharam durante todo o ano de 2019.
Esse Projeto foi desenvolvido com base na Lei Nº10.639, de 09 de janeiro de 2003 em que torna-se obrigatório o ensino sobre história e cultura Afro-brasileiras em toda a educação básica, pública e particular.
Na oportunidade as professoras apresentaram a história dos povos negros que saíram livres de suas terras e chegaram às nossas como escravos, seus hábitos, costumes, alimentos, danças, reforçando assim, a valorização desses povos para a construção de nossa nação. Esse trabalho também busca desmistificar os pré-conceitos da imagem do negro no contexto brasileiro.
O cronograma do encerramento do projeto contou com a apresentação de contos africanos e o cordel “Tereza de Benguela” apresentado pelas professoras deste projeto, visita aos stands com os trabalhos realizados pelos alunos e com exposição dos alimentos de raízes negras, animais e plantas nativas, vestimenta que se caracteriza pelas estampas com cores fortes e vibrantes, figuras geométricas, que dão a sensação de movimento, a religião seguida por eles e seus costumes. Realizaram também oficinas de missangas e abaiomi, danças e músicas africanas, roda de capoeira, livros e obras com referências africanas, foi servido uma deliciosa feijoada aos alunos e finalizamos com o desfile dos alunos que se auto declararam negros e foram eleitos 6 alunos ganhadores desse desfile representando os destaques do futuro.

Segue abaixo as fotos do evento: