sábado, 21 de setembro de 2013

21 DE SETEMBRO - DIA  DA ÁRVORE
Plante uma árvore!
A data foi instituída no Brasil no dia 24 de Fevereiro de 1965, tendo como fator principal para essa escolha, a proximidade com o início da Primavera no Hemisfério Sul; que esse ano terá início durante o equinócio do dia 23, às 00h09.
Poucas pessoas refletem ou sequer sabem a importância que as árvores têm em nossas vidas.
No Brasil, cerca de 11 espécies de palmeiras correm sério risco de extinção, e duas já podem ser consideradas extintas. Uma delas, a Trithrinax schyzophylla, ainda pode ser encontrada na natureza em território paraguaio. Já a Butia leptospatha, pequena palmeira acaule de menos de 30 cm de altura, descrita em 1936 próximo à região de Itamaraju – MS; de ocorrência exclusiva nas pequenas manchas de cerrado da região situadas sobre solos muito férteis e de topografia plana, nunca mais foi encontrada porque a vegetação natural foi totalmente destruída pelas atividades agrícolas implantadas na região após esta época.
Além dessas palmeiras, muitas outras espécies de árvores correm sérios riscos de desaparecem. O comércio de madeira ilegal e agropecuária são dois dos principais fatores causadores de desmatamentos. A ideia do desenvolvimento sustentável deve ser levada a todos, assim como o conhecimento dos benefícios que as árvores oferecem ao planeta.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PROJETO AÇÕES ANTI BULLYING E CYBERBULLYING NA ESCOLA


Este Projeto tem como objetivo conscientizar os alunos do ciclo III sobre as consequências do bulliyng e do cyberbullying na escola, mostrando o uso correto da Internet e do aparelho de celular, formas de prevenção contra abuso e crimes virtuais, estimular o educando para atitudes positivas de respeito, cooperação, solidariedade, amizade não deixando de lado sua formação humana em relação às outras pessoas.
Para o desenvolvimento deste projeto algumas ações se destacaram como debates em sala de aula, produção de slides, vídeos, pequenos filmes, gráficos, cartazes. A produção ficaram a cargo dos alunos envolvidos no reagrupamento, trabalhando colaborativamente e utilizando recursos tecnológicos viáveis e disponíveis no ambiente informatizado da escola. Foi particularmente útil, por exemplo, o uso de aparelhos de telefone celular capazes de realizar filmagens e fotos. Enfim, o projeto acabou assumindo mais um objetivo adicional: dinamizar a produção didática dos alunos e estimular o uso de tecnologias com finalidade formadora.
O saldo deste trabalho realizado com turmas do Ciclo III da segunda fase do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Amélia Fernandes Martins, foi bastante positivo, pois marcou-se pelo envolvimento dos alunos, pelos produtivos momentos de reflexão. A repercussão desta ação foi experimentada através do que pudemos perceber do engajamento dos envolvidos, pela qualidade de suas produções e ainda pelo retorno obtido através da veiculação dos vídeos na apresentação para as outras turmas da escola, além de proporcionar maior interesse pela aprendizagem e respeito a colegas e professores.