sexta-feira, 5 de outubro de 2018

TRABALHANDO VALORES HUMANOS

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.

A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia. Assim, podemos afirmar que os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais, éticos e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.

A educação é a arte do fazer e a ética o ideal do ser humano.
Aristóteles (384 – 322 a. C.) já afirmava que: “O homem quando guiado
pela ética, é o melhor dos animais: quando sem ela, é o pior de todos.”

A profª Jane trabalhou através da arte a importância dos valores humanos para a construção de uma sociedade justa e ética. 










ARTE - ALFREDO VOLPI

Trabalho de ARTE realizado pela turma G3 matutino com a supervisão da professora Jane. Os alunos realizaram painéis correspondentes aos de Alfredo Volpi.


Alfredo Volpi (1896-1988) foi um pintor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas.

Alfredo Foguebecca Volpi (1896-1988) nasceu em Lucca, Itália, no dia 14 de abril de 1896. Em 1897, sua família emigrou para o Brasil e fixaram residência na região do Ipiranga, em São Paulo, com um pequeno comércio. Estudou na Escola Profissional masculina do Brás. Em 1911, torna-se decorador e pintor de paredes. Trabalhou como pintor de frisos, painéis e murais nas paredes das mansões das famílias da alta sociedade paulistana. Em 1914, pintou sua primeira paisagem.

Em 1925, participou pela primeira vez de uma mostra coletiva. Em 1934, participou de sessões conjuntas de desenho de modelo vivo no Grupo Santa Helena. Em 1937, expõe com a Família Artística Paulista e em 1938, expõe no Salão de Maio. Em 1944, realiza sua primeira exposição individual. Em 1950, viajou pela primeira vez à Europa, onde passou quase seis meses. Nos anos seguintes sua pintura entrou na fase do abstracionismo geométrico, nesse período passa a pintar as bandeirinhas em suas telas.

Alfredo Volpi recebeu o Prêmio de Melhor Pintor Nacional, em 1953, na Bienal de São Paulo. Depois de várias exposições, em 1958, recebeu o Prêmio Guggenheim. Nesse mesmo ano, pintou afrescos na Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. No ano seguinte participou de exposição em Nova Iorque e da V Mostra Internacional em Tóquio.

Em 1962, Alfredo Volpi recebe o prêmio da crítica carioca, como o Melhor Pintor do Ano. Em 1964, participa da Bienal de Veneza. Em 1966, pinta o afresco Dom Bosco do Itamarati. Em 1973, recebe a Medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo, a Ordem do Rio Branco no Grau de Grão Mestre. Em 1986, em comemoração aos 80 anos de Volpi, o MAM – SP organizou uma retrospectiva, com a apresentação de 193 obras do pintor.

Ao longo de sua carreira, Alfredo Volpi passou por várias fases, recebeu influência de pintores clássicos e impressionistas, criou sua própria linguagem, evoluindo das representações de cenas da natureza para representações dominadas pelas cores e pelo seu estilo próprio representando o abstrato e geométrico. Os seus mais importantes registros desse estilo são seus casarios e bandeirinhas coloridas, sua marca registrada. O pintor não fazia uso de tintas industriais, produzia suas próprias tintas, onde diluía verniz, clara de ovo e pigmentos naturais, como terra, ferro, óxidos etc.

Alfredo Volpi faleceu em São Paulo, São Paulo, no dia 28 de maio de 1988.










segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Caminhada da Paz

No dia 22 de setembro de 2018 foi realizada, na Escola Municipal Profª Amélia Fernandes Martins, uma caminhada pela paz que envolveu os funcionários dos  turnos matutino e vespertino ,  alunos e a comunidade. 
A atividade iniciou com um café da manhã ofertado ao público e em seguida o professor de Educação Física Paulo realizou um aquecimento com todos os presentes para iniciar a caminhada rumo a praça próximo ao colégio. No local foi feito um abraço simbólico com a finalidade de reforçar a preocupação e o cuidado com todos. No retorno à escola foi realizado o preparo dos canteiros da horta e a transposição das mudas de hortaliças.

Para ver as imagens, clique em "Mais informações"










Dia da Árvore - 21 de setembro e início da primavera

O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera - estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.

Os alunos do turno matutino junto com a professora Adriana Ferreira  confeccionaram cartazes em sala de aula visando a conscientização do cuidado com a natureza. Estes foram fixados na escola para que os demais alunos tivessem acesso ao conteúdo.   

Já os aluno do turno vespertino juntamente com o diretor Edson e a professora Diana, realizaram o plantio de uma muda de Ypê no pátio da escola. Eles contaram com a presença dos pais do professor Leonardo, Dona Lourdes e Seu José que doaram a muda para o colégio. 

Para visualizar as imagens, clique em "Mais informações"


PROJETO HORTA

Os alunos do ciclo II juntamente com a professora Hylian de ciências realizaram a análise do pH do solo comparando-a com outras substâncias ácida e alcalina.