A Esc. Mun. Prof. Amélia Fernandes Martins realizou várias atividades durante o mês de novembro para comemorar o Dia da Consciência Negra.
Os alunos assistiram no Ambiente Informatizado filmes que abordaram o tema e posteriormente realizaram cartazes sobre os mesmos. Foram assistidos os seguintes filmes: Histórias Cruzadas, Meu nome é Rádio, Crianças Invisíveis, Estrelas Além do Tempo, Kirikú e a Feiticeira, Frente a Frente com o Inimigo e Selma: uma luta pela igualdade. Todos eles levando uma mensagem de luta e superação.
Os educandos trabalharam também diversos Contos Africanos, onde produziram cartaz retratando o conto: O cágado e o lagarto. Adquiriram conhecimento confeccionando pinturas e painéis sobre as bandeiras africanas e suas histórias.
Foram realizados trabalhos de colagens, utilizando a técnica que consiste na utilização de recortes ou fragmentos de material impresso, papéis pintados etc., superpostos ou colados lado a lado. Nessa oportunidade foi retratado o Racismo, figuras da Mulher Negra com ênfase étnicas e elementos da cultura africana e o respeito às diferenças, enfatizando o tema central que é a “Consciência Negra”.
As Máscaras Africanas também fizeram parte do projeto desenvolvido na escola, os alunos pesquisaram e utilizaram a cultura Afro para dar cor, formato e significados coerente com os costumes daqueles povos que celebram seus rituais de fertilidade, danças, comemorações, fúnebres, chuva, rituais de passagem e outros. Os alunos confeccionaram quatro tipos de máscaras que representam os povos Kanaga, Nalu, Kuba e os povos We.
No dia 20 de novembro finalizamos o Projeto “ Consciência Negra” com diversas atividades condizentes com o tema. A aluna Andressa do agrupamento I2, realizou leitura de um texto explicando o porquê é realizada essa comemoração e a importância da mesma. Posteriormente as alunas do ciclo II, apresentaram a dança e coreografia da música Pérola Negra da cantora Daniela Mercury, ensaiada pela professora Stephanie . A professora Rosalice, responsável pelo projeto desenvolvido, fez um discurso sobre o tema, explicando que a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e que a mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira, abordando temas como: a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.
Alunos ensaiados também pela professora Sthephanie, apresentaram Maculelê que é um tipo de dança com expressões dramáticas, feita em grupos, batendo as grimas (bastões) ao ritmo dos atabaques e ao som de cânticos em dialetos africanos.
A Aluna Mirian do agrupamento H2, declamou uma linda poesia reforçando a necessidade de respeitar e conhecer a cultura negra.
Em seguida o grupo de alunas do agrupamento H2, coordenadas pela professora Fabricia, fez a dança da música Waka Waka da Shakira onde a música original é uma homenagem aos Tiralleurs – soldados africanos que tombaram na Segunda Guerra Mundial. A letra foi criada com base na língua Fang, falada na África Central.
Para finalizar as apresentações, os alunos e professores fizeram uma roda de capoeira expressando e demonstrando a arte de lutar dançando que o negro inventou para se defender da opressão.
Ao término das apresentações foi servido uma feijoada completa aos alunos, pois a mesma é um exemplo deixado pelo negro, como herança da cultura africana.
Para ver todas as fotos do evento, clique em "Mais informações"
Os alunos assistiram no Ambiente Informatizado filmes que abordaram o tema e posteriormente realizaram cartazes sobre os mesmos. Foram assistidos os seguintes filmes: Histórias Cruzadas, Meu nome é Rádio, Crianças Invisíveis, Estrelas Além do Tempo, Kirikú e a Feiticeira, Frente a Frente com o Inimigo e Selma: uma luta pela igualdade. Todos eles levando uma mensagem de luta e superação.
Os educandos trabalharam também diversos Contos Africanos, onde produziram cartaz retratando o conto: O cágado e o lagarto. Adquiriram conhecimento confeccionando pinturas e painéis sobre as bandeiras africanas e suas histórias.
Foram realizados trabalhos de colagens, utilizando a técnica que consiste na utilização de recortes ou fragmentos de material impresso, papéis pintados etc., superpostos ou colados lado a lado. Nessa oportunidade foi retratado o Racismo, figuras da Mulher Negra com ênfase étnicas e elementos da cultura africana e o respeito às diferenças, enfatizando o tema central que é a “Consciência Negra”.
As Máscaras Africanas também fizeram parte do projeto desenvolvido na escola, os alunos pesquisaram e utilizaram a cultura Afro para dar cor, formato e significados coerente com os costumes daqueles povos que celebram seus rituais de fertilidade, danças, comemorações, fúnebres, chuva, rituais de passagem e outros. Os alunos confeccionaram quatro tipos de máscaras que representam os povos Kanaga, Nalu, Kuba e os povos We.
No dia 20 de novembro finalizamos o Projeto “ Consciência Negra” com diversas atividades condizentes com o tema. A aluna Andressa do agrupamento I2, realizou leitura de um texto explicando o porquê é realizada essa comemoração e a importância da mesma. Posteriormente as alunas do ciclo II, apresentaram a dança e coreografia da música Pérola Negra da cantora Daniela Mercury, ensaiada pela professora Stephanie . A professora Rosalice, responsável pelo projeto desenvolvido, fez um discurso sobre o tema, explicando que a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e que a mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira, abordando temas como: a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.
Alunos ensaiados também pela professora Sthephanie, apresentaram Maculelê que é um tipo de dança com expressões dramáticas, feita em grupos, batendo as grimas (bastões) ao ritmo dos atabaques e ao som de cânticos em dialetos africanos.
A Aluna Mirian do agrupamento H2, declamou uma linda poesia reforçando a necessidade de respeitar e conhecer a cultura negra.
Em seguida o grupo de alunas do agrupamento H2, coordenadas pela professora Fabricia, fez a dança da música Waka Waka da Shakira onde a música original é uma homenagem aos Tiralleurs – soldados africanos que tombaram na Segunda Guerra Mundial. A letra foi criada com base na língua Fang, falada na África Central.
Para finalizar as apresentações, os alunos e professores fizeram uma roda de capoeira expressando e demonstrando a arte de lutar dançando que o negro inventou para se defender da opressão.
Ao término das apresentações foi servido uma feijoada completa aos alunos, pois a mesma é um exemplo deixado pelo negro, como herança da cultura africana.
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