segunda-feira, 15 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


  Como atividade pedagógica, as aulas de Inglês e História desta semana ficaram destinadas à reflexão sobre as conquistas e atuais condições das mulheres.
      Devemos inicialmente relembrar a verdadeira justificativa da criação do dia Internacional da Mulher. Apesar de só ter sido oficializado em 1975, teve como grande motivação a tragédia ocorrida em 1857, em New York, quando cento e trinta mulheres foram mortas na fábrica que trabalhavam devido a uma reivindicação de salário justo.
      E hoje, quais as conquistas das mulheres que trabalham? Como as mulheres da nossa comunidade conciliam os papéis de mãe, esposa e trabalhadora? Nossas reflexões partiram das mulheres da nossa família. Os alunos do Ciclo III escolheram uma mulher dentre essas que fazem parte do meio familiar e fizeram uma análise de sua história de vida através da produção de uma biografia. O objetivo era sobretudo conhecer a já admirada luta dessas mulheres. Os alunos se envolveram na produção do trabalho, e foi nítido o orgulho de cada um ao tomar conhecimento das dificuldades e da superação de cada mulher.
      Portanto, parabéns a você mulher, que construiu uma história de vida na qual seu filho ou filha possa se espelhar e principalmente se orgulhar, mesmo com as já conhecidas dificuldades de educar e conduzir os filhos na sociedade atual.
      Queremos, também, homenagear as mulheres especiais que trabalham nesta Escola e que merecem a admiração e o respeito da comunidade. Parabéns para Adeverci, Adriana, Alline, Ana Carolina, Ana Cristina, Ana Paula Arantes, Ana Paula Ferreira, Anadete, Cleuza, Cristhiane, Daisy, Daniele, Denise, Denisea, Derlúcia, Diana, Divina, Francisca, Geyzebel, Giselle, Glória, Heloísa, Hylian, Ila, Irone, Isabel, Jane, Janeth, Leide, Lílian, Linykássia, Luciana, Luciene, Luderli, Ludmilla, Maria da Glória, Maria da Natividade, Maria das Graças, Maria de Fátima, Maria Mercedes, Maria Neuza,  Maria Sebastiana, Marilda, Marlene, marta, Nicole, Nilce, Olga, Ormalícia, Rosemary, Sandra, Stella, Stephanie, Vera, Vilma, Josiane, Yone.
      Precisamos, entretanto homenagear especialmente uma mulher, que desde 1994 esteve presente em todos os momentos da Escola. Como professora de Educação Física, encantou e desenvolveu as potencialidades esportivas de inúmeras crianças. Por dois mandatos esteve na direção e condução da Escola. Sempre presente e atenta às necessidades dos alunos ainda soube ser sensível às ansiedades e desenvolvimento do trabalho do corpo docente e administrativo.
      Queremos homenagear a profissional, a colega e sempre amiga Sandra Vilarinho.
    Em março ela decidiu buscar novos desafios, nos deixou, mas suas ações pela Escola, suas conversas otimistas e especialmente seu sorriso estão registrados em nossas vidas e com certeza, na história da Escola Municipal Prof.ª Amélia Fernandes Martins
   Desejamos a você, SANDRA, muito sucesso. Obrigada!